sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A "Regionalização" debatida em Paredes...


Decorreram no PAREDES HOTEL APARTAMENTO, as II Jornadas do Poder Local, este ano subordinadas ao tema “REGIONALIZAÇÃO”, de acordo com o programa oportunamente apresentado.

Os contributos dados pelos quatro convidados, José Machado de Castro (BE), Álvaro Santos (PSD), Lino Ferreira (PSD) e Luís Braga da Cruz (PS), foram exemplares. Todos eles consideraram que este processo deve avançar o mais depressa possível.

Encerrou a sessão o Vice-Presidente da Comissão Política Nacional do PSD, José Pedro Aguiar Branco, que enfatizou a verdade com que a líder do PSD tem comunicado com os militantes e cidadãos em geral, ao contrário do modo displicente e pouco verdadeiro, como a comunicação tem sido utilizada pelo líder do Governo.

O sucesso desta iniciativa foi posteriormente tratado pelos Órgãos de Comunicação Social, tal como se espelha pela notícia do jornal "Verdadeiro Olhar":



"As II Jornadas do Poder Local subordinadas ao tema da regionalização tiveram lugar no Paredes Hotel Apartamento no passado sábado.
A acção de formação contou com a presença de mais de 60 formandos de várias freguesias do concelho e foi levada a cabo pelo NÚCLEO PAREDES CIDADE (NPC) do Partido Social Democrata (PSD). Depois das intervenções de J. Machado de Castro (Bloco de Esquerda), Álvaro de Santos do PSD (em substituição de Arlindo Cunha) na parte da manhã; e de Lino Ferreira também do PSD e Luís Braga da Cruz (PS) à tarde, foi a vez do vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD, J.P. Aguiar, presidir a sessão de encerramento dando a sua opinião sobre a regionalização, sobre as linhas orientadoras do PSD e deixar algumas críticas ao governo socialista.
“Sou regionalista, mas um pouco menos optimista que o engenheiro Braga da Cruz. A luta político-partidária acaba com a regionalização”, proferiu. Para ele enquanto os opinion makers não encararem a regionalização como uma causa, trata-se de uma causa perdida. Acusou ainda a imprensa escrita e as televisões de serem centralistas.

Incentivo à participação cívica
O presidente do NCP, José Henriques Soares frisou que o PSD não se lembra dos militantes só de quatro de quatro anos. “Não me revejo num partido em que tentam condicionar as pessoas de participar. Revejo-me neste partido que gostaria que fosse mais activo, mas que procura informar”.
Para Aguiar Branco o principal motivo das falhas em Portugal é o défice da participação. “È necessário haver motivação cívica. Nunca percam esse fulgor de querer ser afirmativos nas vossas ideias”.

Preocupação do PSD em falar a verdade
Há duas maneiras de estar: a que privilegia a imagem, com capacidade de marketing e comunicação; e a verdade e a realidade, que não é uma lógica de ilusão que leva a um efeito imediato. “È muito mais confortável ter a verdade e fazer o ajustamento de imagem do que o contrário”, disse, enfatizando que esta última situação vigora com o governo actual, conduzindo o país para a situação que está a viver."


Lúcia Cerqueira Silva

in Verdadeiro Olhar de 21/11/2008



Paredes, 5 de Dezembro de 2008

A CPN Paredes Cidade do PSD de Paredes

Sem comentários: