sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Papel da Mulher no Poder Local discutido pelo Núcleo Paredes Cidade do PSD

Lei da Paridade não dignifica a mulher, mas é para cumprir

Papel da Mulher no Poder Local discutido pelo Núcleo Paredes Cidade do PSD

O NÚCLEO PAREDES CIDADE (NPC) da Secção de Paredes do PSD, em parceria com o Secretariado Feminino da Secção, levou a cabo, no passado sábado, uma iniciativa alusiva ao tema "A Mulher no Poder Local", que contou com a presença de várias mulheres sociais-democratas do concelho. As palestrantes deram o testemunho da sua experiência no mundo da política e discutiram a Lei da Paridade. Uma lei com a qual quase todos discordam, já que as mulheres que aqui deram o seu testemunho defendem que não foi necessária nenhuma lei para chegar onde chegaram. Mas que é para cumprir, apesar de concordarem que a mulher não pode aceitar entrar na política para preencher uma quota, mas pelo mérito e capacidade de trabalho.

40 por cento dos militantes do NPC são mulheres

Foram muitas as intervenções, entre outras de Liliana Barros, presidente da mesa do plenário da JSD de Paredes, Maria Rosende, tesoureira da Junta de Freguesia de Mouriz, Maria de Lurdes Meireles, secretária da Junta de Astromil. Também a vereadora na Câmara de Paredes e presidente do Núcleo Paredes Sul, Raquel Moreira da Silva, falou do seu percurso político, em que não esconde ter sido muitas vezes discriminada: esta é "uma lei não desejável mas necessária. De outro modo o mundo político continuaria dominado por homens".
O evento contou também com a presença da vogal da Comissão Política Nacional do PSD, Maria das Mercês Borges, que relembrou que o PSD foi contra a Lei da Paridade, "mas agora a lei existe, quer se goste quer não. Está promulgada e tem que ser cumprida". A Coordenadora do Secretariado Feminino Distrital do PSD,
Maria Trindade Vale, aproveitou para realçar que o Porto foi um dos primeiros distritos do país a ter as mulheres organizadas e que o concelho de Paredes tem uma boa representatividade feminina.
Ao VERDADEIRO OLHAR o presidente do
NPC, José Henriques Soares, mostrou-se satisfeito com o resultado da iniciativa que permitiu esclarecer várias dúvidas sobre esta lei. As iniciativas irão continuar, sendo que em Maio, quando já estiverem encontrados todos os candidatos do PSD às juntas pretendem realizar uma acção de formação/informação sobre a Lei Eleitoral Autárquica. Este núcleo conta com um total de cerca de 540 militantes, sendo que 40 por cento são mulheres.
.................................................................................................................
Celso Ferreira diz que Núcleo do PSD de Rebordosa é "uma nulidade"

Também o presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Paredes e presidente da autarquia, Celso Ferreira, manifestou-se contra esta lei que "não confere dignidade à mulher porque vai fazer que ocupe um lugar por obrigação". "É indiscutível que as mulheres poderão trazer novas causas à política e elevá-la a outro nível, com menos insultos", disse aludindo aos insultos ouvidos em Rebordosa, no passado fim-de-semana.
Por outro lado, ao relembrar a criação dos nove núcleos do PSD no concelho e falando do seu dinamismo, o autarca caracterizou o núcleo rebordosense, liderado por Joaquim Neves, como "uma vergonha, uma nulidade". "Só ainda não tomei medidas sobre isso porque quero ver até onde vai a incompetência", atirou.

........................................................................................por: Fernanda Pinto
................................................................................................................
Sexta-feira, 30 Janeiro 2009
In Olhar (Im)parcial / O Verdadeiro Olhar

Sem comentários: